Mudanças

Recomeços… atualizações… mudanças… aquele fechar e abrir de novos ciclos…

Sim, essas possibilidades estão abertas para nós sempre que for necessário. A chance de nos reinventarmos, de fazermos diferente, está em nossas mãos, mas nem sempre conseguimos utilizar. Essa potência de vida, essa força mobilizadora vive em cada um de nós. Em alguns momentos sentimos e usamos todo essa nossa energia, outros momentos, por diversos motivos, não conseguimos nos conectar com nossa própria essência.

Os incômodos que atravessam nossas vidas e que nos impulsionam para uma mudança são vivências de grande valor, porque geram movimento e transformação, mesmo que venham também carregados de algum grau de sofrimento durante o processo. Porém, as dores com as quais nos acostumamos, essas nos engessam, nos paralisam e nos adoecem, impossibilitando qualquer movimento de superação e mudança.

Essas são as situações que exigem nosso maior cuidado e atenção, pois mesmos desconfortáveis, paradoxalmente, são justamente nossa zona de conforto existencial (afff como falei difícil agora!). Simplificando, é aquele velho dito popular: “é ruim mas é bom!”. Tá ruim, mas eu me acostumei a administrar isso, e como ainda não sei como mudar, ou acho que não dou conta, permaneço na situação de sofrimento.

Se propor a mudar é deixar algo para trás, inclusive algumas versões de nós mesmos. Desapegar de quem um dia fomos, ou mesmo de quem imaginávamos ser, e especialmente desapegar de alguma versão nossa que era fruto do desejo de um outro alguém. Dar o próximo passo nesse despertar autêntico, nessa busca por uma caminhada com mais propósito e sentido, requer esse primeiro passo, que é a disponibilidade para deixar pra trás essa bagagem que não nos serve mais, e então seguir viagem.

Hoje eu estou aqui para te lembrar que há sim caminhos de recomeço, não necessariamente como gostaríamos, mas há caminhos! E que cada um de nós vive suas atualizações de vida de maneira singular, então para alguns pode ser uma grande revolução, para outros apenas uma sutil mudança na forma de enxergar a vida internamente…não importa, é o nosso jeito! E quero te dizer ainda que quando passamos muito tempo engessados em uma realidade que não nos cabe mais, e não conseguimos nos atualizar, isso gera muito sofrimento. Então, se permita se perceber…e se precisar peça ajuda…por vezes precisamos de um suporte para recomeçar, e isso também é maravilhoso!