Autocuidado

Essa nossa “mania” de ser super heroínas…

”Eu dou conta!”
”Eu resolvo sozinha!”
”Não preciso de ajuda!”
”Tá pensando que sou fraca?”

É claro que somos capazes de muitas coisas, que temos sim nossas estratégias de enfrentamento (e precisamos ter), que damos conta de nossas decisões e nossa dores…mas será mesmo que PRECISAMOS passar por isso sozinhas?

Quando amamos alguém normalmente cuidamos, admiramos, nos preocupamos, protegemos, agradamos, dentre tantos outros movimentos. Quando falamos de autocuidado nos referimos a ter esses mesmos gestos conosco. Buscar viver de modo a se nutrir de satisfação e felicidade. Você tem conseguido trazer isso para a sua vida?

Por vezes, ter esse autocuidado não é tão simples quanto parece, pois tendemos a nos olhar de forma crítica e sentimos com peso o olhar do outro sobre nós. E então, muitas vezes levadas por um sentimento de menor valia, temos dificuldades em nos tratar de forma amorosa, com a segurança de que somos merecedoras desse cuidado. E ainda nem falamos da culpa, essa mala sem alça e sem rodinha que carregamos quando decidimos nos priorizar. Nesse momento, logo vem o autojulgamento e grita:

“Será que não estou sendo egoísta?”

Pronto! Essa é a senha, a frase mágica que muitas vezes nos trava diante da necessidade de nos amarmos e nos cuidarmos de maneira mais justa e saudável. E isso não diz respeito a ir ao salão de beleza ou comprar uma roupa nova, por exemplo, vai muito além. Diz da forma como nos relacionamos com quem somos, como nos aceitamos, reconhecemos nossas habilidades e nossos limites, nos protegemos de dores e nos priorizamos em busca de bem estar.

Aceitar ajuda, ter suporte, receber carinho e cuidado não nos faz egoístas, fracas, incapazes ou incompetentes. Saber dividir o peso, ter a sensibilidade de reconhecer nossas necessidades e buscar ajuda quando necessário é sinal de inteligência e não de fragilidade! Você não precisa passar por tudo sozinha…e te convido a pensar: o que há em sua vida hoje que está pesado e difícil de carregar, e que um suporte seria bem-vindo? E que tal buscar esse cuidado para você?