Infância

Hoje nossa reflexão é com os pais. É super comum que estejamos sempre incentivando os pequenos a realizarem suas conquistas e celebrando com eles suas vitórias e seus aprendizados, e isso é muito bacana, afinal o elogio é parte importantíssima da construção da autoestima infantil. Mas e quando a vitória não chega? Quando ele não tira aquele 10 na prova? Quando na escolinha de futebol o time dele perde? Quando aquele coleguinha não tá a fim de fazer amizade com ele? Como estamos ensinando os pequenos a lidar com as frustrações e derrotas?

Pois é, pessoal, aí é onde “o bicho pega”, porque normalmente nós não preparamos as crianças para isso. Em parte porque nem nós sabemos lidar muito bem com perdas, e em parte porque queremos tanto protegê-los que achamos que seremos capazes de evitar que isso aconteça. Mas acreditem, não conseguiremos!

Sendo assim, é bacana que possamos mostrar para eles que nem sempre serão vencedores, mas que isso não os faz menos queridos e amados. Isso vai trazer segurança para que tentem, sejam criativos e errem quando for o caso, sem medo de serem rejeitados. Também é legal que façamos elogios a todo o seu processo de aprendizado, e não apenas quando atingem o máximo esperado. Afinal, a caminhada é cheinha de lições paralelas, dentre elas essa, a de lidar com o insucesso. Mostrar com exemplos que nós, adultos, também erramos, que somos falhos e que não sabemos tudo, é ainda uma excelente forma de ensinar a lidar com as frustrações, pois aí podemos ensinar também o que podemos fazer quando erramos (pedir desculpas, recomeçar, fazer algo legal para espantar a tristeza, e por aí vai…). Vamos tentar?